
Não existe um consenso sobre a origem desta data, uma das versões seria que o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, foi escolhido em homenagem à greve das trabalhadoras têxteis de Nova York, que ocorreu em 8 de março de 1857.
Essa data, entretanto, em sua origem, esteve ligada aos movimentos sociais por direitos com expressiva participação feminina, em 1908, 15.000 mulheres marcharam pelas ruas de Nova York, exigindo melhores condições de trabalho e o direito ao voto. Essa manifestação foi organizada pela Liga das Mulheres Socialistas, liderada por Charlotte Perkins Gilman.
Em 1911, a Internacional Socialista das Mulheres, liderada por Clara Zetkin e Rosa Luxemburgo, propôs a criação de um dia internacional para celebrar a luta das mulheres. A proposta foi aprovada, e o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 19 de março de 1911, na Dinamarca, Áustria, Suíça e Alemanha.
Mas no dia 8 de março de 1917, as mulheres russas realizaram uma greve geral, marchando pelas ruas de Petrogrado exigindo "pão e paz", o que contribuiu para a Revolução Russa. Essa data se tornou o marco para o Dia Internacional da Mulher. Em 1921, a Internacional Comunista das Mulheres, liderada por Alexandra Kollontai, propôs o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, com o advento da segunda guerra mundial essa data foi esquecida, voltando aos poucos a ganhar força sendo então oficializada posteriormente pelas Nações Unidas, desde então, a data é celebrada em praticamente todos os países, com manifestações, protestos e eventos que destacam a luta das mulheres por igualdade e justiça.
Ao longo dos anos, as mulheres foram obtendo cada vez mais importantes conquistas:
- 1920: As mulheres americanas conquistam o direito ao voto;
- 1932: As mulheres brasileiras conquistam o direito ao voto;
- 1945: A Organização das Nações Unidas (ONU) é criada, com a participação de mulheres em seu processo de fundação;
-1960: A pílula anticoncepcional é aprovada nos Estados Unidos, marcando uma conquista importante para a liberdade reprodutiva das mulheres;
- 1975: Oficializado pela ONU a data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher;
- 2015: Sancionada a Lei do Feminicídio no Brasil, lei 13.104;
- 2018: A importunação sexual feminina passou a ser considerada crime, lei 13.718
Hoje, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para refletir sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda precisam ser superados. É um dia para celebrar a força e a resiliência das mulheres que lutaram e continuam lutando por um mundo mais justo e igualitário.
Escrito por Jairo Nunes
コメント