top of page

Pix Substituirá Algumas Funções do cartão de Crédito



O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou hoje que as inovações no sistema de pagamentos Pix possibilitarão que ele desempenhe funções atualmente atribuídas aos cartões de crédito. Durante um evento de premiação da Band, Campos Neto mencionou as atualizações planejadas para o Pix, destacando a capacidade de realizar fluxos de pagamentos ao longo do tempo, uma função tradicional dos cartões de crédito. Essa declaração ocorre em meio a discussões sobre a limitação das altas taxas de juros do rotativo do cartão de crédito.


Atualmente, o Pix já permite o agendamento de pagamentos de acordo com o dia escolhido, mas não oferece a opção de escolher um horário específico. O Banco Central planeja adicionar a função de débito automático ao Pix em 2024, tornando-o semelhante às opções de pagamento programável de contas recorrentes oferecidas pelos bancos.


Campos Neto ressaltou que o Pix faz parte de uma estratégia mais ampla que envolve maior competição, digitalização e tokenização. Ele mencionou o Open Finance, que permite a portabilidade de produtos financeiros em tempo real, e o Drex, a moeda digital do Banco Central, como próximos passos em sua agenda. O presidente do Banco Central espera que o volume de negócios realizados com o Pix se assemelhe à população brasileira no futuro, atingindo cerca de 200 milhões de transações.


Além disso, Campos Neto enfatizou que o Pix contribuiu para a bancarização, resultando na abertura de 6 milhões de contas, e aumentou a competitividade no setor financeiro, tornando o mercado mais acessível para novos concorrentes.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page