Diversas leis prestam homenagens ao povo nordestino. O Dia do Nordestino foi instituído pela Lei 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, que conta com expressiva comunidade de nordestinos, que com sangue, suor e lágrimas contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento dessa grande metrópole.
A data faz alusão a rica cultura nordestina em sua ampla diversidade folclórica, homenageando o grande poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, ele como tantos outros artistas populares de nossa região, soube em seus versos traduzir toda a beleza do saber popular.
Em São Paulo, O Dia do Nordestino, inicialmente comemorado todo dia 08.10, foi posteriormente transferido para 2 de agosto, em homenagem a outro grande representante de nossa cultura, o cantor Luiz Gonzaga. Posteriormente o PL 2.755/2022, no Senado Federal, homenageia o poeta, teatrólogo, músico e compositor Catulo da Paixão Cearense, que nasceu em 08 de outubro de 1863, o PL institui o Dia Nacional do Nordestino, a ser comemorado todo dia 08.10, para valorizar nossa cultura e ser um manifesto contra a discriminação.
Mas o Nordeste não é só cultura e arte, também é trabalho, desenvolvimento econômico e social, produção de conhecimento e saberes diversos, terra de trabalhadores e trabalhadoras. Nesta data especial, parabéns a todos os nordestinos, nas palavras do poeta cearense Braulio Bessa:
“Terra de cultura viva, Chico Anísio, Gonzagão, de Renato Aragão, Ariano e Patativa.
Gente boa, criativa, isso só me dá prazer e hoje mais uma vez eu quero dizer:
Muto obrigado ao destino, quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser.”
Escrito por: Jairo Nunes
Comments