top of page

Brasil quer mulher latino-americana no comando da ONU

O governo brasileiro defende que mulheres sejam apresentadas como candidatas para ocupar a secretaria-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), rompendo um tabu de 80 anos. A eleição ocorre em 2026, ao final do segundo mandato do português António Guterres. O Itamaraty também apoia a ideia de uma rotação entre os continentes e, portanto, considera que este seja o momento da América Latina.


O posicionamento do governo brasileiro de defender a ideia de candidatas é compartilhado por cerca de 50 outros países, numa ofensiva para tentar garantir que a ONU tenha, pela primeira vez, uma mulher no comando.


A eleição, porém, ocorre num momento de profunda tensão e um mal-estar entre a ONU e seu maior financiador: os EUA. Donald Trump rompeu com algumas das agências internacionais, deixou o Acordo de Paris, saiu da OMS e prometem cortes profundos em dezenas de outras entidades. Instituições como a Unicef estão avaliando demissões em massa.


A presença de mulheres no comando da diplomacia é ainda um tema que deve estar na pauta da 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, que começa nesta segunda-feira, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.


A delegação brasileira será liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Com o lema “Vamos juntas por um mundo mais igualitário!”, a 69ª edição abordará a revisão e avaliação da implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, que completa 30 anos em setembro. O documento é considerado o marco fundamental para o avanço dos direitos das mulheres.

No final de fevereiro, numa reunião na ONU, o embaixador brasileiro Sérgio Danese, delineou quais seriam os critérios que o Itamaraty apoiaria na escolha do novo comando da ONU.


Para ele, a seleção deve obedecer aos princípios fundamentais da ONU, incluindo a representação geográfica equitativa e a rotação regional. “Nesse contexto, minha delegação lembra que apenas um Secretário-Geral – Javier Pérez de Cuellar, cujo mandato terminou há quase 35 anos – era um cidadão do grupo da América Latina”, disse.


“Agora é hora de o cargo ser novamente entregue a um dos vários líderes capazes e experientes que a região tem a oferecer à comunidade internacional”, defendeu.


Danese também insistiu que a escolha também deve considerar o princípio do equilíbrio de gênero.

“O fato de nenhuma mulher ter ocupado o cargo deve mobilizar a organização. Levando em conta o mandato dado pelas resoluções relevantes da Assembleia Geral e o Pacto para o Futuro, minha delegação incentiva a América Latina a indicar candidatas mulheres”, declarou.


Entre os nomes mais citados para o cargo estão:


Michelle Bachelet (Chile)

Rebeca Grynspan (Costa Rica)

Maria Fernanda Espinosa (Equador)

Alicia Bárcena (México)

Mia Mottley (Barbados)


De fora da região, outro nome forte é de Amina J. Mohammed, da Nigeria.


“A escolha do secretário-geral para o mandato de 2027-2031 será fundamental para a ONU e para o futuro da diplomacia multilateral”, disse. “Muita esperança e uma enorme responsabilidade serão colocadas sobre os ombros da figura mais central da diplomacia mundial”, apontou Danese.


“Trata-se de mostrar que esta Organização está realmente aberta a todos os povos e regiões, provando que, apesar de suas deficiências, a ONU continua sendo, de longe, nossa melhor opção para trabalharmos juntos em prol de um futuro pacífico, próspero e justo para todos”, completou o brasileiro.

 

Fonte: UOL

 
 
 

Comments


3 LOGO SEEB ORIGINAL - LETRAS BRANCAS.png

Endereço:


Av Bernardo Vieira de Melo 3462 , 7º Andar, Sala 703, Piedade, Jaboatão dos Guararapes-PE

Pernambuco - Brasil
CEP: 54.410-010

Contatos:
 


Email: seeb@bancariosjaboatao.org.br
Fone: 81 3468-8316
Whatsapp: 81 3468-8316
CNPJ: 15.114.961/0001-02

clique-para-falar-pelo-whatsapp.png
  • Instagram
  • Facebook

Filiado à:

WhatsApp Image 2022-08-24 at 17.16.20.jpeg

Todos os direitos reservados a @ SEEB - 2023 - Sindicato dos bancários de Jaboatão dos Guararapes e Região

WhatsApp Image 2022-08-24 at 17.16.21 (2).jpeg
WhatsApp Image 2022-08-24 at 17.16.21.jpeg
bottom of page