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INSS começa a enviar respostas de associações sobre descontos indevidos para aposentados

Autarquia iniciará processo de cobrança para entidades que não mandaram respostas ou que informaram não possuir documentos

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou, nesta segunda-feira (9), a enviar as respostas de associações sobre os descontos realizados em benefícios de aposentados e pensionistas. Segundo a autarquia, as entidades têm 15 dias úteis para dar um retorno, e as respostas chegarão aos beneficiários aos poucos.


As primeiras respostas foram enviadas nesta segunda e devem seguir nos próximos dias conforme a data da contestação feita pelo aposentado. Até o momento, mais de 3 milhões de beneficiários declararam não ter autorizado os descontos associativos, contra 83 mil que confirmam a autorização do débito.


O número de entidades consultadas, que antes era de 41, aumentou para 42 na última quinta-feira (5). O INSS afirma que o número subiu porque uma das entidades trocou de nome e houve menções às duas nomenclaturas.

 

O QUE FAZER SE A ENTIDADE NÃO RESPONDEU OU NÃO COMPROVOU QUE O DESCONTO FOI AUTORIZADO?

Quando a entidade não manda resposta ou informa que não possui documentos, o INSS vai iniciar um processo de cobrança para que ela devolva os valores descontados.

De acordo com a autarquia, neste momento, não é necessário que o segurado faça nada. Ele deverá aguardar mais informações e continuar acompanhando o andamento do pedido pelo Meu INSS ou pela Central 135.


Para acompanhar seu pedido pelo Meu INSS:

  • Entre no aplicativo ou pelo site do INSS

  • Informe seu CPF e senha

  • Siga para “Do que você precisa?”

  • Digite “Consultar Pedido”

  • Clique em “Detalhar” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”, para ver o andamento


O INSS diz já estar enviando GRUs (Guias de Recolhimento da União) para que as entidades devolvam o dinheiro cobrado indevidamente. Se elas não pagarem em até cinco dias úteis, o INSS vai pedir à AGU (Advocacia Geral da União) que adote as medidas judiciais cabíveis para responsabilizar as entidades ou seus sócios.

 

O QUE FAZER SE A ENTIDADE RESPONDEU E DISSE QUE TEM DOCUMENTOS OU QUE HÁ UM PROCESSO NA JUSTIÇA?

Nesse caso é necessário que o aposentado ou pensionista se manifeste para dizer se concorda ou não com o que a entidade respondeu. O prazo para isso é de 30 dias corridos a partir do recebimento da resposta da entidade.


O beneficiário pode dar essa resposta de duas formas:

  • Pelo aplicativo Meu INSS;

  • Nas agências dos Correios, a partir do dia 16 de junho (mesmo que tenha iniciado a contestação por outro meio).


O INSS indica, no entanto, que o segurado só deve ir a uma agência depois que tiver passado o prazo de 15 dias úteis desde a sua contestação, que é o tempo que a entidade tem para responder. Antes disso, a informação ainda não estará disponível no sistema.

 

Como posso responder pelo Meu INSS?


  • Entre no aplicativo ou pelo site do INSS

  • Informe seu CPF e senha

  • Siga para Do que você precisa?

  • Digite “Consultar Pedido”

  • Clique em “Cumprir Exigência” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”

  • Avance conforme as orientações.


O segurado não precisa obrigatoriamente anexar documentos. Assim, basta informar se concorda ou não com a resposta da entidade e o sistema vai orientar de acordo com o caso de cada aposentado.

Não será possível apresentar a resposta pela Central 135, canal que está disponível apenas para consultas. Agendamentos presenciais na agência do INSS também não devem ser feitos para responder às entidades.


O INSS informa que mesmo que o prazo da entidade de 15 dias úteis já tenha vencido, a informação pode demorar um pouco para aparecer no sistema, pois o volume de dados é grande e o processo está sendo feito aos poucos. Por isso, é importante continuar acompanhando o andamento do pedido pelos canais oficias.


A autarquia também alerta segurados sobre possíveis golpes aplicados neste período. O INSS não envia mensagens por WhatsApp, não liga e não envia e-mail ou SMS com links para consulta ou confirmação de dados. Por isso, segurados não devem compartilhar seus dados pessoais com desconhecidos.


PASSO A PASSO PARA PEDIR A DEVOLUÇÃO PELO MEU INSS:

  • Entre no aplicativo Meu INSS

  • Informe seu CPF e a senha cadastrada

  • Siga para “Do que você precisa?”

  • Digite: “Consultar descontos de entidades”

  • Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados

  • Informe email e telefone para contato

  • Declare se os dados são verdadeiros

  • Confirme no botão “Enviar Declarações”

 
 
 

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