FGTS, PIS/PASEP e nota Fiscal Paulista são alguns dos locais em que você pode encontrar dinheiro seu (Crédito: Pixabay)
O Banco Central acertou em cheio ao criar um espaço em que o trabalhador descobre se tem dinheiro esquecido e algum órgão oficial do Estado brasileiro. E como o site “Valores a Receber” só estará disponível na segunda-feira (14), é possível encontrar em outros locais algum recurso seu que ficou por ser resgatado.
Abono salarial do PIS/PASEP
Em andamento neste momento, o programa do abono salarial do PIS/PASEP atende trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos que tenham desempenhado atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2020.
O valor do abono é de até um salário mínimo e o calendário de saques você pode encontrar clicando aqui.
A partir de março o governo também vai liberar o pedido de resgate do abono salarial de anos anteriores. Nesses casos, muitos trabalhadores sequer sabiam que possuíam o direito de sacar o abono do PIS/PASEP e terão a chance de rever esses valores.
Cotas do PIS/PASEP
Além do abono que é liberado aos brasileiros neste mês, cotas do PIS/PASEP que nunca foram resgatadas também estão disponíveis para quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e outubro de 1988. São mais de R$ 23,5 bilhões disponíveis a 10 milhões de pessoas.
O dinheiro está parado em contas do FGTS e pode ser consultado pelo site ou aplicativo oficial do Fundo, além do site e agências da Caixa. Herdeiros de trabalhadores já falecidos também podem sacar o dinheiro.
Saque do FGTS
As contas do FGTS recebem uma parte do salário de trabalhadores com carteira assinada e servem como uma forma de proteção para quem ficar desempregado, ou precisar do dinheiro para alguma despesa de emergência. Quem for demitido e ficar três anos sem emprego pode resgatar todo o saldo da conta de uma vez.
Além desta condição, podem sacar o dinheiro pessoas com AIDS, câncer, doenças terminais e aposentados.
Os valores estão disponíveis para consulta nos canais oficiais do FGTS.
Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda é feita logo após o processamento da declaração do contribuinte. Em alguns casos, erros na declaração ou pendências na Receita Federal podem represar o valor e você nem soube.
Nesses casos, se a sua restituição estiver “Disponível para Reagendamento” nos sistemas da Receita, você pode receber mais informações sobre a questão nas centrais de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais); 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Milhas acumuladas
Muitos programas de milhas oferecem benefícios para clientes que acumulam esses bônus por compras. Você pode trocar as milhas por prêmios e produtos, ou vende-las por dinheiro.
Se você faz parte de algum programa de milhagem aérea ou bancária, verifique as condições do contrato e, se possível, resgate o crédito.
Nota Fiscal Paulista
Quem realiza compras com o CPF nas notas fiscais em São Paulo pode receber parte do ICMS desses produtos em forma de créditos. Os valores ficam disponíveis em um ano e retornam para as contas do Tesouro estadual caso não sejam recuperados.
Para consultar o saldo e indicar uma conta bancária de transferência, basta acessar o portal da Nota Fiscal Paulista.
Fonte: Istoé Dinheiro
Diretoria Executiva da CONTEC
Comentarios